<%@LANGUAGE="JAVASCRIPT" CODEPAGE="1252"%>
           
Histórico da Região do Seridó
Características da Região do Seridó
Artezanato Característico da Região do Seridó
Produtos Alimentares da Região do Seridó
Confecções da Região do Seridó
Turismo da Região do Seridó
Rochas Ornamentais  da Região do Seridó
Cerâmicas da Região do Seridó
     
Clique aqui para localizar a informação que você Procura !
 
Municípios da Região com Programas de Apoio e Incentivo ao desenvolvimento da Região do Seridó
FALE CONOSCO


    A Importância do Acúcar, do Gado e do Algodão para a Região

Todo o povoamento do sertão nordestino, feito pelo colonizador português, está ligado diretamente à formação e à expansão dos ciclos do gado e do algodão.

A demanda do açúcar no mercado internacional durante os séculos XVI e XVII determinou a expansão da cultura canavieira na Zona da Mata e parcialmente no agreste nordestino.

Os numerosos conflitos entre plantadores de cana e criadores de gado nas áreas ocupadas predominantemente pelos canaviais forçaram o governo colonial a estabelecer uma divisão espacial do trabalho: a Zona da Mata para o plantio da cana-de-açúcar e o Sertão ficou reservado à pecuária. Uma Carta Régia de 1701 proibiu a criação de gado amenos de 10 léguas da costa.

Desta maneira, as partes em conflito passaram à coexistência pacífica. E, por outro lado, a pecuária sertaneja se desenvolveu, pelo menos na sua fase inicial, como uma economia de subsistência e complementar à economia açucareira.
Foi, por conseguinte , o ciclo do gado que impulsionou o povoamento do sertão nordestino e, dentro dele, a região do Seridó, mediante a instalação de currais de gado.

Á medida que os portugueses avançavam do litoral de Pernambuco e da Paraíba em direção ao interior, tomando as terras dos índios e nelas construindo currais de gado, estes iam recuando para o sertão e apresentando resistências.

Em Acauã (hoje Acari), os índios cariris e caicós lutaram bravamente contra os colonizadores.

Somente após a vitória dos portugueses (1697) é que foi possível o povoamento definitivo do Seridó.

A reduzida miscigenação entre colonizadores e os indígenas permitiu que o seridoense descendente de famílias tradicionais conservasse um biótipo ainda hoje bem diferente daquele dos habitantes de outras microrregiões do Rio Grande do Norte


CopyRight © Seridó 2003